Notícias

JUSPREV participa do Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão

Jusprev
5 de novembro de 2012

O conselheiro deliberativo da JUSPREV, Sandro Loureiro Marones, o presidente do Comitê de Investimentos da entidade, Paulo Roberto Vasconcelos e o membro do Comitê, José Roberto Galvão Leite, representaram a JUSPREV no 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro em São Paulo.

Promovido anualmente pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, o Congresso é o maior evento do setor de previdência complementar no país e nesta edição atingiu o recorde de participantes, 3,7 mil participantes, dentre autoridades, empresários, financistas e dirigentes e colaboradores ligados ao setor.

A 33ª edição teve como tema principal “A Transição para um Novo Tempo”, com enfoque nos desafios das entidades de previdência complementar diante do ambiente de queda de juros no Brasil. Questões estruturais para o segmento, como governança corporativa, sustentabilidade, educação previdenciária e a criação da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (FUNPRESP), também foram abordados durante os painéis, apresentações técnicas e workshops.

“Entendo como essencial a participação dos membros da JUSPREV no evento, pois é o mais importante da área. Assisti o máximo de palestras e seminários que me foi possível conciliar e ressalto temas como: a certificação de dos órgãos colegiados, que será uma obrigatoriedade institucional;  o aprofundamento da questão referente ao FUNPRESP, desafio político-administrativo que, entendo, como de alta relevância a  ser enfrentado no futuro de médio e longo prazo da nossa instituição e o panorama financeiro e de rendimentos, no que se refere a taxa de juros, inflação e rentabilidade dos fundos”, destacou o conselheiro deliberativo da JUSPREV, Sandro Loureiro Marones.

O presidente do Comitê de Investimentos da JUSPREV, Paulo Roberto Vasconcelos ressaltou a importância da participação dos membros da JUSPREV no Congresso. “Nossa participação foi necessária e satisfatória, em face do conturbado momento do mercado de capitais, das novas alocações dos investimentos da JUSPREV e da importância de um bom planejamento estratégico, transição para um novo tempo, em busca de uma melhor rentabilidade. Além de conhecer o que o mercado de capitais neste momento oferece, tivemos um grande prazer em participar deste maravilhoso evento”.

Lançamento

Durante o evento, foi lançado o livro “Fundamentos Jurídicos da Previdência Complementar Fechada” no Estande da ABRAPP, ICSS e SINDAPP.  A obra foi elaborada por integrantes da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da ABRAPP, que conta com a participação da Gerente da JUSPREV, Deborah Maggio.

O livro aborda temas bem atuais, que extrapolam o universo jurídico como: a gestão do risco legal; cenário e perspectivas da previdência associativa; princípios fundamentais, natureza jurídica e aspectos contratuais; prescrição; direito adquirido e acumulado na retirada de patrocínio, fusão, cisão de transferência de gestão; o caráter previdenciário dos planos de benefícios e limites e implicações da relação jurídica entre o patrocinador e a EFPC.

Notícias

Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!

    Fale com nossa assessoria de imprensa

    ×