Notícias

Diretores da JUSPREV são certificados pelo ICSS

Jusprev
10 de novembro de 2011

Foram aprovados esta semana, pelo Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social (ICSS), os processos de certificação por critérios de experiência, do Diretor Administrativo Financeiro da JUSPREV, Jair Eduardo Santana e do Ex-diretor Jurídico e de Benefícios, Luiz Fernando Baldi.

A certificação é um processo de aferição dos conhecimentos e habilidades e tem como objetivo atestar a competência do candidato no exercício do cargo ou função. Além disso, fomenta a cultura de autodesenvolvimento profissional e vai ao encontro do objetivo da Fundação de elevar, cada vez mais, o nível de qualificação dos seus gestores.

Segundo o Artigo 8º da Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 3.792, “A aplicação dos recursos dos planos da EFPC requer que seus administradores e demais participantes do processo decisório dos investimentos sejam certificados por entidade de reconhecido mérito pelo mercado financeiro nacional”.

Ainda de acordo com a Resolução, até o final de 2011 a certificação deve ser estendida a 25% dos técnicos envolvidos no processo decisório de investimentos da entidade e até 2014, 100% dos dirigentes deverão estar certificados.

PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

Na avaliação por experiência, o candidato deve encaminhar documentos comprobatórios que serão analisados por uma banca examinadora composta por: um relator, um representante do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e um convidado do ICSS. A avaliação é estruturada a partir da análise do currículo, memorial e cartas de referência do candidato.

O Certificado tem validade de três anos, a contar da data de aprovação. Para a recertificação, o profissional deverá observar o cumprimento do Programa de Educação Continuada – PEC, a fim de obter pontuação mínima de créditos ou se submeter a uma prova.

DIRETORES

Jair Santana é mestre em Direito do Estado, advogado, parecerista e professor. Foi escolhido pelos membros do Conselho Deliberativo e do Colégio de Instituidoras em junho de 2009 para assumir o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro da JUSPREV, cargo que ocupa atualmente. Fez também parte dos órgãos colegiados da JUSPREV, como membro do Conselho Deliberativo.

Luiz Fernando Baldi é especialista em Gestão de Negócios e graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como Diretor Jurídico e de Benefícios da JUSPREV, cumprindo mandato de três anos, de 2007 a 2010. Recentemente foi presidente da Comissão Eleitoral Nacional da JUSPREV, nas eleições dos membros do Conselho Fiscal, para o pleito 2011-2015. Exerce atualmente o cargo de Procurador do Estado do Paraná, desde agosto de 2002.

Notícias

Nossa assessoria de imprensa está à sua disposição para auxiliar com materiais, dados e informações sobre a entidade. Entre em contato!

    Fale com nossa assessoria de imprensa

    ×